Consulta com Bellatim.
Inverno com falta de água...
Temporada de férias, noutros dias, esse inverno encontrou as escolas todas sem aulas.
( Graças ! Sempre sonhei com isso !)
Nada previsto em uma paralização diferente uma vez provocada para manter a saúde pública.
Estudantes "colaram grau" pela internet, e outros em instantes de um flash dentro de automóveis formando filas e ...parando apenas para receber a outorga verbal da autoridade em questão , um facssímile de um "canudo " , colocar e retirar o ...chapéu de formatura... e :- sonho realizado !
Alguns requisitos passaram por reconsiderações de caráter administrativo institucional, e a antecipação de suas formaturas tornou assim viáveis os engajamentos de profissionais da medicina e de enfermagem - num caráter de urgência , situação alarmante da demanda social por atendimento especializado de adiantado estado de morbidade decorrente da chamada pandemia - contagiante doença infecciosa do sistema respiratório humano, deflagrada desde a China no terceiro mês do ano ...
Quem teve aulas de história ou conviveu com cinema , teatro , livros ... onde conheceu relatos de 'coisas' assim como epidemias de varíola, febre tifóide , 'pestes' como a de gripe espanhola, em outras gerações , talvez guarde algum remédio na memória e reaja com a parcimônia dos experientes em catástrofes !
Tudo que a idéia de tempos de maior geração de riqueza aventada pela revolução industrial veio semear de esperanças de acesso aos bens sociais essenciais de saúde (leia-se : água, alimento, moradia , educação ) fica posto em questão num período de quatro ou cinco meses de total ausência de medidas preventivas para evitar uma pandemia com grau de mortalidade - de poucas horas em muitos casos !
Nessas ocasiões ou parecidas , as curas possíveis pela profilaxia nos hospitais, nos espaços públicos de lazer, trabalho e domésticos , aparecem priorizadas e heis que na sua base está a disponibilidade de água...
Os atingidos nesses meses, em várias partes do mundo, mas aqui mesmo na vizinhança bem perto se vão desde um funeral sem rituais religiosos e culturais sendo encaminhados às pressas... tão rápidas quanto possível, para valas improvisadas em um campo milimetricamente repartido , pelo trabalho de abnegadas criaturas das administrações públicas a quem duvido - alguma paga seja possível.
Hoje me deparei com aquele vídeo da conferência do escritor Mario Bellatin que vive no México . Nos foi apresentado pela professora Isabel Jasinski da UFPR em um tempo de aulas sobre :" Prosa Hispano Americana ", na Faculdade de Letras. Como muitos, acreditamos que verbalizar, refletir, escrever sobre ..."o vivido" ... seja algo tão necessário como respirar para os seres de nossa dita humanidade. Entendemos que existam formas e regras que permeiam a 'aventura das letras ...e que muitas vezes , dizem melhor as imagens nas artes , os sons musicais, tudo veiculado a velocidade da luz pelo clicar desses tão vicerais androides!
Mas o Mário, ainda pisa mais fundo quando se junta aos que propõe até ...
"escrebir sin escribir"...
nos deixando no deserto do agora sem bússola nem cantil !
De onde tirar esse equilíbrio interno
já que em horas como essas
fica evidente
que ele não está lá !?
Comentários
Postar um comentário