E eu!?

 E eu!?


Perguntei a ela. Sim, e você!?

O que acha!?

Não tem uma opinião sobre as coisas no mundo!?

Não se pergunta até quando os refugiados sírios aguentarão essa vida dos acampamentos ?

Se imigrantes podem sofrer todas as injunções dos desafios adaptativos

fazendo  calar os sentidos que preencheram suas histórias de familia, de desenvolvimento pessoal em artes e em ciências, seus amores, amizades , sua religiosidade!?

Como fazem para calar a descarga de alta tensão da saudade!?

Medo.

Pânico.

Falta de água para cozinhar e para higiene.

Velhos !?

Crianças!?

Animais!?

Frio!?

Calor!?

Doenças !?

Nenhum texto li sobre isso pois que ler textos desses dói.

Mas senti em algumas partes de cinema dirigido por mulheres o mesmo modo de ser em familias e em vizinhanças, por adultos e crianças nas ruas , cujas brincadeiras dramatizavam os acuos armados e bravos de soldados dali, logo ao lado, ferindo seus parentes , e na sua "brincadeira" faziam  enterros carregando os caixões "cênicos" ladeira abaixo, cantando as orações muçulmanas, e embalando, de mentira, seus mortos vistos todos os dias de verdade! 

Quem , eu!? 

Que tenho feito!?

Além de assistir a dor no mundo!?

Olha, posso dizer , sem enganar que adoeci! O tempo passou e nada do que me disseram sobre " o quê passou, passou, " é  verdade.

Tenho certeza que amei as pessoas - sem faze-las esperar muito!

E não por imaginar não haver amanhã...

Nem sei exatamente por quê!

Mas adoeci. Uma estranha falta de flexibilidade física para quem não nasceu atleta mas ao contrario, manteve o manequim 42 sem dificuldades até boa idade!

Heranças reumáticas, entre outras ,  mostram articulações enrijecidas de tal modo que , conforme a lua, caminhar é penoso, abaixar, também - parecendo indicar uma coisa que nos acomete na velhice!

Olhos gastos.

Cabelos brancos, ainda tingimos de tons :- "loura maravilhosa" ou " loura deslumbrante"...

Entenda bem: escolhi amar as pessoas mas não prometi estar com elas pra sempre...

Com algumas sonhei...

Mas só sonho.

Não sei como você se organiza na sua vida quando está amando alguém. Suspeito que eu não seja a única a não ter tempo para mais ninguém nem para mais nada!

Não -nos últimos...não sei exatamente há quanto tempo...

Não vejo quase ninguém apaixonante!

É. Sinto muito, não ando achando graça e nem amando de cara coisa ou pessoa alguma!

Poderia ser a pandemia... Mas pode ser mais muito mais antiga.

Insisto em pedir desculpas.

Vejo sim muitos fazendo grandes esforços parecidos ou verdadeiramente cheios de amor exclusivo, abnegado!

Eu!? Não, sinto muito.

Fiquei sem saber que semelhança possa existir entre pessoas realistas e as vigentes num estado individualista próprio do estágio econômico de exploração de tudo por todos, numa crise planetária gerada e criada carinhosamente pelos arremedos de seres vivos em algum tipo decadente de hominização...  cuja era denominam Antropoceno.

Reflorestar ajuda , acho.



Comentários

Postagens mais visitadas