Quando entrar setembro
Quando entrar setembro.
Vi alguns.
Ah por vários motivos:- entre eles nem tinha televisão fazia uns anos.
E esse trabalho artesanal se entranha que nem ... um virus! A gente acorda, come, bebe ,dorme e sonha com o que está fazendo!
Pode ser que seja separado produção intelectual da ... corporal (!?)...mas não entendo como seja possível.
Então quando pude ver essas histórias no cinema , na TV, foi recentemente. Imagina a sensação de uma pessoa que viveu todas as transformações ditadas pelas circunstâncias - mas também pelas escolhas meio às cegas!- e que tentava firmemente entender o que era esperado de sua participação cidadã no mundo. As críticas profundas que encontramos nessas obras de arte por dizer assim- do cinema mas não só; na literatura, na dramaturgia , nas configurações artísticas, despem os reis, e clamam por outros tempos. Quem gosta de se ver destronado!? De perceber os movimentos de quem vem vindo pelo meio, ou até pelas beiradas ?
De estar exausto , paralisado, espoliado das conquistas genuínas, e até aprisionado como um inimigo público número um das revistinhas de estórias policiais!?
Enquanto observa a caminhada pelo meio ou até pelas beiradas de novos e mais atualizados cidadãos nas tradicionais técnicas e estratégias por domínio territorial!?
Digo isto para mostrar que existe sim uma profunda alienação no trabalho da área artesanal. Ali - se alimenta um conteúdo poderoso de pseudo liberdade e defesa da capacidade criativa e auto sustentável.
Nada se cria em 15 segundos... Mas em incontáveis horas a fio de urdidura ; como continuar produzindo sem que outros consumam e recompensem esse investimento?
Mesmo sendo recompensado, a vida útil dessa máquina humana- pra chamar assim - o artesão, ali adiante se traduz em inúmeras falências orgânicas - o corpo e a mente adoecem... raramente não.
Pode ser dito tudo isso de qualquer cidadão trabalhador se for feita uma avaliação crítica do que move na sociedade o ambiente de saúde pública ...senão a doença com certeza dos que trabalham!?
Mas diz a canção:
... " quando entrar setembro
...)
Quero ver brotar o jardim"!!
Comentários
Postar um comentário