Vingadores

 Vingadores



Tantas histórias construídas num ambiente de acerto de contas 

pelas áreas da literatura

 trouxeram tramas erguidas por sentimentos feridos ,

causas traídas ...

Quase que naturalmente a vingança se configura mais cedo ou mais tarde como o famoso:-" prato que se come frio"!

Em multiplicadas iniciativas de comunicação sobre estudos filosóficos, políticos e de mais uma diversidade de abordagens enorme, as redes de internet tem traduzido tendencias de interpretação e análise desse período pandemico que muitos países estão vivendo simultaneamente como em nenhuma outra configuração parecida até nossos dias... A paralização das atividades geradoras de renda nas cidades ficou diretamente ligada a terrível insegurança de grandes contingentes de populações quanto a subsistência no dia a dia, nem se fale no que esperar para o futuro imediato...

Solidários e indiferentes aparecem no horizonte de ações mobilizadas para manter algum controle do aparato existente voltado a saúde pública... Em confronto direto com os cidadãos contagiados... os profissionais da área despediram-se em número não muito preciso, por total vulnerabilidade frente a capacidade mortífera do vírus.

Milhares foram salvos da morte e após receberem cuidados emergenciais voltaram para suas casas embora pouco a pouco venham sendo publicadas avaliações de um largo espectro de consequências de tal processo infeccioso em outros sistemas do organismo humano além do respiratório... isto quer dizer que estamos ainda no escuro a respeito dos danos todos que esse vírus provoca.

A responsabilidade da espécie de morcegos transmissores desde à Ásia se tornou alvo de contornos inéditos nos discursos  de estudiosos, que nesse conjunto de fatores envolvidos na propagação do vírus, como o abuso histórico da ação humana sobre o ambiente natural, o desequilíbrio ambiental e climático, a força das máquinas de produção de mercadorias poupadoras de mão de obra , a marginalização de  centenas de milhares de populações sem acesso a saneamento básico, moradas seguras, alimentação , saúde e educação... Promovem uma visão de entendimento dessa espécie de animais como vingadores -ás cegas  -que em busca de sua sobrevivência, circulam pelos meios urbanos e carregam consigo a infestação viral de carona.

Podendo servir de ponderação ou entendimento desse quadro que acomete - no Brasil-pelo menos cerca de três milhões de pessoas e leva à morte súbita mais de cem mil ... mesmo estando de acordo que sabemos pouco sobre os outros seres da natureza, talvez prefira não tratar isso tudo como uma racionalidade intrínseca que levaria os animais no caso do covid-19, a uma vingança , algo como o bíblico "olho por olho, dente por dente"!

Também prefira talvez, imaginar que não seja por falta de quantidade suficiente de preces aos anjos e santos, ou de espírito fraterno mais desenvolvido entre todos que habitam a mesma terra.

Ainda que estejamos reféns em isolamentos domésticos temos como talvez nunca antes, muitas informações vindo até nós com seus pontos de vista, suas estatísticas de baixas e oscilação de contaminados curados e medidas institucionais e científicas desenvolvidas em busca de vacinas que possam servir a imunização embora ainda se discuta os "grandes prejuízos " que darão aos cofres públicos... 

A todo momento nos referimos a um certo modo de agir como que "fazendo a lição de casa"-: usando máscaras, higienizando as mãos e roupas e tudo que for de fora para  dentro de casa..., e evitando no caso de idosos- considerados em maior risco de contaminação, circular pelos lugares costumeiros , abraçar quem quer que seja, a frase feita para a situação é:- " ...fique em casa , não faça o vírus circular"!

Sem trabalho mais do que até anteontem, os governos precisaram mobilizar algum recurso que possa aliviar o desespero da vida sendo totalmente desorganizada... onde as dívidas se avolumam, a fome bate à porta.

Que dizer da atitude de elementos corruptos que desviaram aqui e ali, recursos numa hora dessas, para seus interesses partidários  e eleitoreiros?!

Que dizer da alta do preço dos alimentos!?

Como interpretar o avanço dos produtores agropecuários em terras amazônicas como se elas fossem fronteira disponível!?

Por onde começar outro modo de viver!?


Comentários

Postagens mais visitadas